sábado, agosto 04, 2007

8 de Julho de 2007 - Antigo túnel Caniçal - Boca do Risco - Larano

Caros leitores do nosso Blog. Peço desculpa por não ter vindo a actualizar a página do "Corre-Caminhos" mas, de facto, o tempo disponível não tem sido muito.
No entanto, cá estamos de novo para vos informar dos passeios que temos vindo a realizar.
No dia 8 de Julho de 2007 partimos do Funchal, já passava das 9 horas da manhã. Sem mais demoras, fomos pela via-rápida até Machico recolher 6 caminhantes e, logo depois, fomos em direcção ao antigo túnel de acesso ao Caniçal. Chegados à boca do túnel começámos a nossa caminhada na casa dos Levadeiros que aí se encontra, eram já 10h10m.
Para quem nunca se apercebeu da sua existência, da próxima vez que por lá passarem, olhem para o lado esquerdo, imediatamente antes de entrar no túnel.
Percorremos a levada que aí passa, à beira da dita casa, e foi na esplanada desta levada que fizemos os primeiros 3 km deste percurso. Após 3 km (os quais foram percorridos em cerca de 6o minutos), abandonámos a levada, subindo por uma vereda à direita. A levada continuava em frente, mas nós não!!
Subimos no Sítio do Pastel, logo após uma casa que estava situada à esquerda da levada onde, curiosamente vimos pessoas a "acartar" garrafas de gás às costas - até porque a estrada não passa ali perto.
Vimos também, ao longo destes primeiros quilómetros algumas plantações de tremoceiros, couves e espigos, inhame, semilha, batata doce, bananeiras e muitas árvores de frutos.
Continuando a caminhada pela vereda, fizemos uma paragem para tomar a primeira merenda, pois as mochilas iam um bocadinho cheias em relação ao estômago, tendo retomado a marcha 15 a 20 minutos depois, pelas 11h25m. Esta vereda de cerca de 1,5km levou-nos até à Boca do Risco, sem qualquer dificuldade, apreciando, até então, o vale de Machico - do mar à serra.
A partir da Boca do Risco o cuidado foi redobrado. O piso em alguns momentos apresentou-se esgorregadio, estreito e o abismo estava camuflado - mas presente. Daqui tivemos fantásticas vistas sobre o belíssimo mar da costa norte, o boqueirão - na Ponta de São Lourenço, uma névoa ao fundo que aos olhos dos mais atentos foi identificada como sendo o Porto Santo.
O caminho percorrido desde a Boca do Risco até o teleférico de mercadorias do Larano foi sendo alternado ora por um piso de areão ora por lameiro. A paisagem não foi monótona pois tanto passávamos por rochas nuas e escalvadas como por matas repletas de urzes, faias e as indesejáveis acácias. Ainda nesta parte do percurso passámos por uma queda de água onde foi colocado, e bem, um apoio / varandim preso à rocha para segurança do caminhante. Aí foi preciso ter um pouco de atenção pois o piso estava bastante irregular, com pedras soltas e ajudou imenso termo-nos agarrado ao cabo de aço!!
Chegados ao teleférico fizemos uma paragem para nova merenda e seguimos viagem estrada abaixo.
Ao encontrarmos as primeiras casas do sítio do Larano, seguimos pela levada que passava à sua beira, no lado esquerdo da estrada, descendo depois por umas escadinhas. De volta à estrada, fomos novamente à procura de outro acesso primitivo - uma antiga escadaria que daria, posteriormente acesso à estrada, novamente. De novo em alcatrão percorremos uma vereda que passa por um morro já na Fajã do Mar, e fomos acabar o nosso passeio junto ao calhau, onde chegámos entre as 14h30 e as 15horas.