quinta-feira, agosto 23, 2007

PICO GRANDE - 12 de Agosto de 2007

No dia 12 de Agosto partimos novamente juntos do Funchal, desta vez rumo à freguesia do Jardim da Serra. O nosso percurso teve início no Miradouro da Boca da Corrida (logo acima da Casa Florestal). O percurso foi todo feito em vereda, a qual fora utilizada, em tempos, por aqueles que do Norte da ilha almejavam chegar ao Sul, e vice-versa, na inexistência de automóveis.
Por altura das festas do Senhor Bom Jesus da Ponta Delgada este era o caminho percorrido por romeiros - Caminho Real da Encumeada.
Também teria sido percorrido a cavalo por senhorios, enquanto as suas senhoras eram transportadas em redes, confortavelmente deitadas.
O percurso apresenta algumas subidas e descidas, alguns lugares estreitos mas de fácil passagem e, sobretudo, paisagens lindíssimas sobre o Curral das Freiras, Serra d’água, etc.
Da Boca da Corrida ao Chão da Relva, onde fizemos uma pausa, foram cerca de 4km, deliciando-nos com as fantásticas vistas ora do Curral das Freiras, ora da Estrada da Encumeada (Pousada dos Vinháticos e Estalagem da Encumeada), Funchal (pontinha), etc.
A Subida para o Chão da Relva encontrava-se à direita da vereda, através de uma escadaria, assinalada como "Pico Grande".
No Chão da relva a pausa foi de cerca de 2 horas pois, os mais aventureiros, corajosos e resistentes não resistiram à tentação de subir até o Pico Grande (1657 metros de altitude). Subida íngreme, alguns degraus altos, sem protecções laterais.
Partilhando com quem foi até lá... simplesmente LINDO! Valeu a pena!!
De volta ao Chão da Relva, voltámos um pouco para trás e retomámos a vereda rumo à Encumeada, percorrendo cerca de 8km onde predominaram as descidas ao longo de uma vereda recentemente melhorada.
Quando passámos por baixo do grande tubo que leva água até à Central Hidroeléctrica da Serra d'Agua, soubemos que estávamos quase no fim deste percurso.
Texto: Mara Cardoso Fotos: Nuno Freitas

Sem comentários: